fbpx
carrapato

Carrapatos podem causar doenças em humanos.

No mundo existem mais de 60 espécies de carrapatos e esses parasitas podem causar diversas doenças e a mais conhecida no Brasil é a Febre maculosa, causado pelo carrapato-estrela.

As doenças transmitidas por esse parasita precisam de diagnóstico, tratamento e antibióticos, porque são graves e caso suas bactérias cheguem à corrente sanguínea pode agravar, aumentando o risco de óbito. 

A febre maculosa é causada por uma bactéria chamada Rickettsia, transmitida por Rickettsia, transmitida pelo carrapato-estrela.

Transmissão em humanos

Segundo o centro de Zoonoses, houveram mais de 250 casos de febre maculosa com 81 mortes, a transmissão ocorre com mais frequência são áreas rurais.

O contato com cavalos, capivaras, vacas e cachorros aumentam o risco de contrair a doença.

Como ocorre a transmissão: O carrapato alimenta-se de sangue de vários animais e na maioria das vezes já está infectado com a bactéria, transmissão para o animal picado.

A transmissão ocorre pela picada e para isso o carrapato fique aderido à pele de 4h a 6h para que seja infectado.

Lesões na pele podem também transmitir a doença, pelo esmagamento do carrapato.

Sintomas de Febre maculosa

Os sintomas da febre maculosa são inespecíficos e podem ser muito parecidos com outras doenças. Os primeiros sintomas são:

  • Febre alta, acima de 39 °C;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Dor abdominal;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Confusão ou outras alterações neurológicas.

Também podem surgir manchas vermelhas na pele, erupções cutâneas podem aparecer nos pulsos e tornozelo, espalhando para outras áreas do corpo.

Ao surgir os primeiros sintomas, busque ajuda médica, a febre maculosa e outras doenças infecciosas transmitidas por carrapatos podem progredir rapidamente e serem fatais.

O tratamento da Febre Maculosa

Aos primeiros sintomas é importante procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência, em casos mais graves é necessário a internação.

Quando diagnóstico com antecedência, tende a desaparecer entre 24 e 72h após o início do tratamento.

Você não precisa colocar a sua saúde em risco, ao menor sinal de infestação de carrapatos, você tem a opção de contratar serviço de controle de pragas.

Serviço de controle de carrapatos da Helpinsect

Nossos técnicos possuem conhecimento necessário sobre carrapatos, podendo identificar sinais de infestação, eliminado de forma adequada e eficaz da sua casa ou empresa.

Fale com nossa equipe e solicite o controle contra carrapatos e outras pragas, você não precisa passar por nenhum risco.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on whatsapp
Share on email
Fechar Menu
Atendimento Via Whatsapp
Enviar Via Whatsapp