fbpx
escorpião2

Como evitar acidentes com escorpiões?

Acidentes com escorpiões estão crescendo no país. Mais de 140 mil pessoas foram picadas em 2018, o que representa 16 mil a mais que no ano anterior, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no início de 2019.

De acordo com o Ministério, o maior número de acidentes ocorre na região Sudeste, com 65 mil notificações. Em 2018, foram registrados 39 mil casos e 20 mortes no Estado de São Paulo.

A espécie predominante no Sudeste é a Tityus stigmurus, também chamada de escorpião-amarelo, considerada uma das mais perigosas devido a alta toxidade de seu veneno.

A principal forma de prevenção de acidentes com o animal é manter os ambientes limpos e organizados, não só dentro da casa, mas também nos arredores. Ambientes propícios para escorpiões são aqueles com abundância de alimento, as baratas.

Medidas devem ser adotadas para eliminar alimentos para esses insetos, como não deixar lixo ou entulho acumulados e madeira velha.

O escorpião é um animal de hábitos noturnos que se movimenta durante a noite, em busca de alimento, e sem esconde durante o dia. Eles não têm um local fixo, se escondem no primeiro local que encontram.

A preferência é por locais escuros, úmidos e com pouco movimento, tanto na área externa como interna da casa, segundo o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde. Entre eles estão sapatos, roupas, ralos, batentes de portas e janelas, assoalhos soltos, frestas na parede, caixas de energia, armário sob a pia, panos de chão e toalhas penduradas.

São ainda focos de ocorrência do animal construções, lixos, troncos e folhas caídas, viveiros de plantas, margens de córregos, galerias de esgoto e bocas de lobo. Em prédios, merece atenção o fosso do elevador, caixas de passagem e de gordura, caixas e pontos de energia e lixeiras.

A dedetização pode ser útil para eliminar baratas e outros insetos que servem de alimento para o escorpião, tirar o alimento pode ser a principal medida para eliminação do animal do ambiente a médio e longo prazo.

Para dedetizar o seu ambiente com segurança, chame quem entende do assunto, a Helpinsect Controle de Pragas.
Ligue: (19) 99841-8084 .

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on whatsapp
Share on email
Fechar Menu
Atendimento Via Whatsapp
Enviar Via Whatsapp